sexta-feira, 9 de junho de 2017

MEDITAÇÃO

Meditação 


( IMG NET)



Na meditação, não há maneira de nos afastarmos de nós próprios, estamos, simplesmente, centrados no nosso próprio ser. Osho




·        No mundo alucinado das correrias. Competição, há quem já tenha descoberto o caminho do sucesso. Da resistência. Da saúde. Do equilíbrio, mesmo no meio das maiores responsabilidades. Apresenta-se sempre bem-disposto. Afável e disponível, porque descobriu o segredo…. Por isso é líder.

·        O nome da ferramenta que traz sempre consigo, chama-se meditação!

·        Esta prática não é apenas para monges. Religiosos. Crentes ou membros de seitas esquisitas. Destina-se a todos nós. Para quem está para além do parecer. Do impressionar. Do aparecer. Do ter, que nada tem a ver com, o ser.

·        Pode ser praticada a partir de diferentes técnicas de relaxamento e experiências (respiração… visualização), em qualquer momento, no entanto pela manhã e a noite, é preferível.

·        Qual a razão?

·        O nosso cérebro vibra em diferentes frequências, mais ou menos acelerado (beta, alfa, delta, teta). A frequência alfa permite-os aceder a níveis muito profundos do nosso ser. De manhã, ao sair do sono, a agitação não está activada. À noite, o corpo está mais cansado, fica mais calmo. Então, é o tempo ideal para meditar.

·        Meditar tem, entre outros, significados diversos como reflectir. Estudar. Ponderar. Concentrar. Especular. Na realidade, só quem a pratica percebe e sente, o que é “meditar”.

·        Os benefícios da meditação são tantos, que me perderia a enumerá-los.

·        “As práticas de contemplação interior renovam a mente, o corpo e o cérebro, tornando-os presentes, libertando-os da tensão de estarem sempre a antecipar acontecimentos futuros que nos preocupam (…..) liberta também o corpo - mente da âncora do passado e das emoções que nos prendem à mesma vida de sempre”.

·        Medita-se para alcançar uma saúde melhor ou para obter a cura. O controlo da respiração pode diminuir a tensão arterial ( sem fármacos, com tanto efeito secundário…). Abrandar o ritmo cardíaco. Aliviar a ansiedade e os medos. Enfim manter a pessoa equilibrada e saudável. Traz. Alegria. Paz Satisfação. Prolonga a longevidade.

·        Medita-se para contemplar os mistérios da vida.

·        Medita-se para resolução de desafios psicológicos.

Medita-se para equilibrar as emoções. Aumentar a consciência de quem é. Do que deseja da vida. De apreciar o presente, no aqui e agora, fonte de estabilidade e harmonia.O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?”Clarice Lispector

·        Medita-se para nos tornarmos mais conscientes do nosso corpo e  da nossa mente.

·        Medita-se para reduzir o stress. Aumentarmos a nossa capacidade de gerir a vida mais consciente. Vencer obstáculos. Aumentar a capacidade de recolhimento, mesmo na “tempestade”, nos prazos, nos relacionamentos com os colegas, passando a imagem de uma presença amistosa e equilibrada.
.
·        Medita-se para tornar a mente mais ágil. Todos os líderes e celebridades praticam a meditação. Conhecem bem, o que hoje aqui digo…

Auto-desenvolvimento. Realização espiritual. Transpor a capacidade mental. Ampliar as nossas capacidades. Criatividade. Disciplina para o trabalho, vida familiar. Ser mais feliz…Tudo isto e muito mais, a meditação pode trazer às vidas sem sabor. Desmotivadas. Sem sentido.Meditação traz sabedoria; a falta de meditação deixa a ignorância. Saiba bem o que lhe conduz para frente e o que lhe prende atrás, e escolha o caminho que o guia à sabedoria. Buda

·        Remato dizendo-lhe que a meditação permite-nos ultrapassar a mente analítica e chegar ao subconsciente, mudando a vida. Criando tudo aquilo qUE sempre se desejou na realização.

·        Tudo isto, claro, tem que querer. Estudar. Descobrir e…Ser feliz ao passar o seu testemunho a outros!

Foi o meu testemunho, em ar de recado…

Coimbra, 9.6.17

Lucinda Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário