Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de maio de 2022

ADEUS, RIO AZUL!

 ADEUS, RIO AZUL!


 

Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos. óscar Wilde

Quando aprendi a ler, decorava os textos sem dar por ela…

Lembro me de um texto, que dizia:

·     “Não lavro nem semeio e todos os dias como. Visto roupas e se estou doente, vêm remédios de todo o mundo, para me curar”…


·     Hoje, a interconexão é infinita e imediata.


·     Existem desde todos os tempos, personalidades egóicas que não pensam assim...

·     Fixemo-nos, no ego isolado, escolhendo viver “feliz”, num mundo à parte, na sua ilha do centro do universo.

·     Tem que ser tudo e todos á sua maneira.


·     Então o que significa ser egoísta, egoismo?


Egoísmo consiste num equívoco. Numa limitação de perspectiva, excluindo os outros e  todas as situações, a partir do ângulo de visão limitado, onde o ser se situa. Existe encerrado em si, admitindo apenas esse lugarzinho de referência e ignorando o resto ao seu redor.

Uma ilusão de comando, que desemboca sempre na dor e no sofrimento!


Se alguém sofre, é na maioria das vezes, por ser egoísta…


A dor e o sofrimento resultam sempre do egoísmo.

A pessoa egoísta sofre. Sofre. Está sempre tristinha. Viradinha para o seu umbigo, não conseguindo ver mais além. Apenas pensando nos seus problemas.

Na sua doença e situação.

O egoísta é desprovido de uma visão ampla que inclui o outro, o mundo, as situações e sobretudo o divino, que paira sobre tudo e em todos os viventes, quer admita ou disso seja ignorante.


E se agora a física quântica afirma q a observação e olhar mudam a realidade, mais aumenta a responsabilidade do indivíduo.


Ao compreender o sofrimento do egoísta, é visível q as suas dificuldades têm fácil resolução, no entanto, centrado no seu minúsculo círculo, os outros, q por vezes tb são egoístas, conseguem ver, mas o próprio não vê!

E por que razão não vê?

·     Pelo lugar e postura em que se posiciona, preservando o seu poderzinho, q afinal não é nenhum. Só quando se apercebe q está deslocado e faz a mudança, vê o erro em q estava mergulhado. A cilada em que caiu...


·     Normalmente carrega isso desde sempre, nascido da revolta e ressentimento contra o pai o ou mãe, que sente q não o amaram o suficiente.

·     Mas se foi ele q escolheu os seus pais, para poder evoluir e ser um ser em constante crescimento, nada tem a apontar.


·     Tudo o que acontece de menos fácil, é sempre um degrau para o progresso pessoal. Os pais fazem o melhor que conseguem e podem, quase sempre.


·     Donde, aproveitar a oportunidade para aceitar e a perdoar é a coroa de glória para quem já descobriu o sentido da existência.


·     Enquanto egoísta, o indivíduo sente-se um RIO brilhante. Caudaloso, de margens apetitosas. Irrita sempre que um tronco impede a sua corrida. Uma pedra que não o deixa avançar, sem se aperceber q qualquer obstáculo, logo a seguir, aumenta a velocidade do caudal.

·     Isto traduzido no quotidiano, diz como só crescemos pelo sofrimento ou pelo amor, mas nas trevas, o egoísta, o grande rio azul recebe uma contrariedade, com culpa, raiva e revolta contra o patrão, o companheiro , o amigo, o vizinho, todos afinal que não se rendem aos seus caprichos, expectativas , planos .

 Tem tudo isso que o contraria, como ofensa, sentindo se incompreendido e rejeitado.

·     Em conflito constante, como rio, impotente e reduzido á sua real dimensão, quando se aproxima da foz, percebe finalmente que o Rio Azul está prestes a diluir se no grande oceano…


·     Dentro de pouco tempo, será irremediavelmente apenas uma gota de água!


·     Agora, anónimo, ao render se, compreende, que é nada, perante um Poder Superior do imenso oceano, sendo um apenas, a fazer parte do todo, como qualquer outra gota de água, q tb aumenta a sua força indomável, quando todos se unem!


·     Finalmente descobre a força tremenda, invencível ao ser um no todo e o todo em si mesmo.


·     Liberto. Empoderado. Vigoroso com essa força do Poder Maior, a quem agradece numa alegria incrível, exclama:

·     Uau! Como é bom ser um no todo e o todo e nós!


·     Reconhecer a sua antiga pequenez, comparada com a infinita grandeza, quando ligado á Fonte, dá lhe uma felicidade imensa antes desconhecida!


·     Nasce uma serenidade, paz e amor pelos outros, nunca antes experienciado.

·      Um grande desejo de ser grande, servindo.



·     A ordem dos valores, luz e sombra,  inverteu se!


·     Sem competição, colabora na grande construção da paz, do respeito, na ajuda fraterna.

·     Abre mão do poder, pois percebe q tudo q necessita, já existe em si, dada pela sabedoria inata, ao mergulhar fundo no Divino, que paira em tudo, em todos eternamente e em toda a parte!

·     Outra consciência, do tempo e do espaço, nasce.

·     A Transcendência traz lhe felicidade e bem-estar. Esqueceu a sua arrogância, Necessidade obsessiva de ganhar todas as batalhas. Seu ego deixou a má língua. Criticas.

·     Agora perdoa, compreende aqueles ainda como egoístas inveterados, perseguem, na pequenez dos seus objectivos, atropelam a todos, a fim de impedir o seu sucesso.

·      Nas trevas, egos acirrados, recorrem a Justiça, comemorando a vitória, sem jamais ousar colocar se do lado do “mau”.

·      Agora a alegria é grande, ao substituir o comando pelo serviço.

·     Vai longe a sua atitude de tirano , egoísta e ávida de comando e queixinhas, no trabalho, família , amigos …

·     .Consciência ampliada. Aberta e unida ao Universo, tornou - o amoroso e necessitando de amar tudo e todos.


·     O coração pleno de satisfação natural ,permanente, sabe que quem semeia colhe!


·     Tornou-se uma nova pessoa.


·     Um íman benfazejo!


·     Adeus, Rio Azul...


OOntem eu era inteligente, então queria mudar o mundo. Hoje sou sábio, então estou mudando a mim mesmo.” — Rumi

minha foto rio mondego coimbra

Lucinda ferreira …Coimbra, 22.maio 22