Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Testemunhop do Senhor Professor Doutor José d'Encarnação


Lucinda Ferreira: Quanto esperei por ti!






           Cruzava-me com a Dra. Maria Lucinda Pereira Ferreira quando à Faculdade de Letras de Coimbra foram atribuídas, como remendo, as velhinhas instalações de parte do Hospital «Velho». Era, então, assistente convidada, responsável pelo Ensino de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiros, e eu tinha lá o «meu» secretariado ERASMUS. Trocámos impressões amiúde e daí nasceu uma amizade que se tem prolongado vida afora, mesmo após ambos nos termos aposentado.
            Retomámos os contactos quase diários recentemente, a propósito do seu primeiro romance, Quanto esperei por ti!,editado pela Palimage e a ser apresentado no próximo dia 10 de Dezembro (sábado), em Coimbra, a partir das 15 horas, no Pavilhão Centro de Portugal (Parque Verde da Cidade), estando prevista, pelo menos, mais uma  apresentação no dia 15, pelas 18 horas, no Hotel da Música, Mercado do Bom-Sucesso, à Boavista, Porto, também com a presença da autora, estando aí a apresentação da obra a cargo do Dr. Manuel Henrique Proença.
            Tive, então, curiosidade em saber um pouco mais do seu percurso. E, confesso, pasmei perante o que li, não apenas na extensa entrevista publicada a 25 de Novembro pelo jornal conimbricense O Despertar (p. 11), mas pelas inúmeras actividades a que se tem dedicado, tanto no estrangeiro como em Portugal, inclusive em colectividades. Fundou, por exemplo, em 1982, o Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra; organizou o Grupo Telarmonia de Pintura; exerceu cargos nos órgãos sociais dos Bombeiros Voluntários de Coimbra…
            Antes vir dar o seu apoio à Faculdade de Letras, teve a sina – como tantos!... – de percorrer o País, sendo colocada aqui e além, conforme ‘determina’ o inefável sistema de colocação de docentes do Ensino Básico e Secundário, que todos bem conhecemos e repudiamos, mas não há nada a fazer. A Dra. Lucinda também não lutou contra o status quo – mais forte que alicerce de ponte romana – e fez das tripas coração. A prová-lo estão as distinções que foi recebendo e os prémios com que foi galardoada, de que registo: o Diploma e a Medalha de Ouro de Mérito Municipal na área do Ensino, outorgado pelo Município da sua terra natal, Vila Nova de Poiares; diploma de Mérito Cultural da Casa da Cultura de Ponta Delgada (Açores); diploma de Mérito Cultural da  Câmara Municipal de Olhão, além de várias menções escritas de reconhecimento oficial pelo trabalho desenvolvido na área da Educação, uma das quais em Poitiers. De resto, a Dra. Lucinda não se privou de viajar: Londres, América Central, Japão, USA, Canadá, França, Macau, Brasil… locais onde fez conferências e chegou a colaborar activamente na Comunicação Social (escrita, radiofónica e televisiva).
            Largas e mui ténues pinceladas, estas, da vida de uma dinâmica docente, de perfil discreto, que ora, mais profundamente, vamos apreciar como escritora. Em Quanto Esperei por Ti, Lucinda Ferreira convida-nos a partir à descoberta da história de Clara, a protagonista, e dos sabores, dos cheiros, da paisagem e das tradições de Trás-os-Montes, cenário onde se desenrola toda a história.
            Reza o texto de apresentação distribuído:
            «Uma obra a não perder, interessante e cuidada, rumando a uma peregrinação interior, em que todo o leitor se poderá rever. Análise profunda da densidade das suas personagens, plenas de introspecção poética, de uma dramaticidade sem hipérbole e nas quais aflora um erotismo contido e elegante».
            Sendo o primeiro romance da autora, há aqui, naturalmente uma dúvida, antes de abrirmos o livro: vamos assistir ao encontro de Clara com o amado por quem tanto esperou e pronto; ou, ao invés, estaremos perante o longamente ansiado encontro da autora com o seu público leitor, consubstanciando-se aqui um desejo cumprido, um amor satisfeito… ou, ainda, um desejo e um amor que, cumpridos e satisfeitos, logo anseiam por outros voos, pelo desenrolar de pergaminhos, anos e anos acumulados em gavetas, à espreita da melhor ocasião para se darem a conhecer?...

                                                                       José d’Encarnação

Publicado em Cyberjornal, edição de 6-12-2016:

Testemunhos que muito agradeco...

Quanto esperei por ti... de Lucinda Ferreira

Não podia deixar de escrever sobre este momento lindo que me foi proporcionado por uma amiga de longa data, por quem tenho uma estima imensa, uma admiração sem igual.
A minha querida amiga Lucinda Ferreira.
Uma mulher muito inteligente, de uma sensibilidade e humildade extraordinárias, uma mulher de afetos, sonhadora, e linda, por dentro e por fora... (ficaria aqui todo o dia a descrever esta mulher com "M" grande!.).
Como ela própria disse, toda a vida escreveu e toda a vida teve a ânsia de aprender mais e mais... e hoje mostrou-nos essa maravilhosa obra. O seu primeiro romance foi apresentado esta tarde, numa cerimónia belíssima, com a promessa de outro romance já quase pronto. Fico à espera, pois este será um sucesso, não tenho quaisquer dúvidas.
Como disse no início, não podia deixar de me referir ao magnífico momento da apresentação deste livro, que a minha amiga nos proporcionou, dada a beleza com que tudo decorreu. Devo dizer que já assisti a muitas apresentações de livros, mas como esta, muito poucas ou nenhumas, infelizmente.
Tudo foi escolhido ao pormenor. Desde a música, sempre a acompanhar o evento. De uma beleza fabulosa.
Estou inteiramente grata ao Pedro Guia, filho da autora, que nos animou ao piano, às meninas da Escola de Música São Teotónio, pianistas fantásticas e à restante organização do evento. Tudo esteve perfeito!
A apresentadora do livro, apesar de, como nos disse, ter sido "apanhada" de surpresa para esta tarefa, não podia ter sido melhor escolhida. Uma comunicadora fabulosa, de uma simpatia e uma inteligência notáveis. Se não chegou a ler a obra ainda, conforme nos confidenciou, conseguiu, sem sombra de dúvida, transmitir a mensagem que se pretendia  com esta apresentação. Muito obrigada, portanto, também à Drª Natália Queirós.
Quanto esperei por ti!
Um romance onde iremos com certeza encontrar um pouco de cada um de nós...
Parabéns minha amiga e muito obrigada!



11 Dezembro 16

Dra Manuela Santos ….Universidade de Coimbra , Jornalismo