Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Figuras de excelência da nossa Terra!

Figuras de excelência da nossa Terra!
imagem net

img net


Todo o nosso descontentamento por aquilo que nos falta procede da nossa falta de gratidão por aquilo que temos... Daniel Defoe








Nota:
Este texto, 2.ª parte, continua 1.ª parte, saída no jornal da semana passada.
Refere apenas alguns clínicos e figuras de excelência que tem passado nas nossas vidas, que fazem a diferença pelas suas atitudes de bondade, saber e empenhamento em bem cumprir os seus deveres. Gratidão a todos que assim procedem!
………………………………………………………………………………………
 A médica de família, a inesquecível Dra. Helena Baía, sempre pronta para escutar tudo e a todos.
Almoçava com uma maçã e se fosse preciso, partilhava-a com o paciente (…) Isto como almoço, às duas horas e tal da tarde e muitas outras aventuras semelhantes, para chegar a todos.

São de facto, figuras de excelência estas pessoas que se esquecem de si mesmas, para valer a quem precisa, numa atitude delicada. Abnegada. Amiga. Paciente.

Na aflição, o amor e cuidado, muitas vezes até com sacrifício e cansaço do médico, é algo a destacar. Agradecer. Louvar, num campo tão desgastante e agressivo, para alguns.
Para outros, tão ambicioso. Autoritário. Apressado e sem consciência da profissão que escolheram, que é missão e não para enriquecer e ter prestígio (?!) e por desleixo ou falta de atenção, assim atentarem contra a vida dos que têm a infelicidade de lhes cair nas mãos.

(Na admiração, a homens e mulheres, há também alguém que não posso deixar de realçar, pelo esforço. Persistência. Generosidade.
Manuela Duarte, a minha ajudante nas lidas de casa. Amiga, há já quase 11 anos!
 Levanta-se às 6h da manhã, com peripécias incríveis dos transportes, pois mora em Miranda do Corvo, longe da paragem do autocarro, quando o comboio era a dois passos da sua casa…

 Arrancaram as linhas da ferrovia. Promessas e sonhos de esperança, na ligação a Coimbra. Hoje, o preço, dessas aventuras de toda a ordem, é muito cruel.

Sair muito cedo, andar até ficar cansada. O frio a congelar-lhe a cara…As pernas a dobrarem-se com dores. À noite, cruza-se com os javalis… Doente, toma comprimidos para poder vir trabalhar, com artrite reumatóide. 

 Jovem, fica viúva. Cuida das filhas, dos muitos cães e gatos que recolhe e que sempre cuida no veterinário, vindo trabalhar duro, para pagar tratamentos dos seus animais. Responder a todos os compromissos, tudo sempre muito organizado.)

Depois deste parêntese, voltemos aos clínicos que nos cuidam.

Na Medicina Preventiva, tão pouco praticada entre nós e tão necessária, já que em alguns países do Oriente, se paga ao médico para nunca se estar doente (…), contamos com a valiosa e amorosa ajuda da equipa, dirigida pelo do casal de médicos, com formação feita na África do Sul e nos USA, Dr. Viriato Ferreira e Dra. Marienne Ferreira. 

A eles a gratidão de todos que passam pelo seu contacto excepcional em compaixão e bondade.

 A transmontana, Dr.ª Adriana Teixeira, que serviu tantos anos, como directora de serviço da Hematologia, nos HUC ( Hospitais da Universidade de Coimbra) e que hoje , na reforma, vale a todos os aflitos , apenas por grande bondade do seu grande coração.
Um grande “bem haja”, pela simplicidade. Disponibilidade e Ensino e Clínica, servindo quem precisa, gratuitamente!

O Dr. Vadislav  Danu e Esposa, também médica, que de longe vieram , com uma grande consciência do seu trabalho, talvez até em alguns pontos, uma  nova visão da medicina alopática praticada nos seu país, escolheram Portugal, para servir com todo o cuidado , a quem deles tem necessidade.

O Dr. Domingos Ramos, um cardiologista atento, inteligente, carinhoso, que não conta os segundos que gasta, para bem conhecer as necessidades e atender os seus pacientes, que o escolhem e buscam aflitos,  sem as pressas habituais dos clínicos para abarcarem o máximo de clientes nos seus consultórios.

O Dr. Aluísio Leão, director do Hospital da Mealhada, que imprime um toque particular no atendimento, por parte de todo o pessoal com quem priva com gentileza e responsabilidade dos cuidados a prestar, naquele hospital.

A endocrinologista, Dra Luisa Ruas, metódica. Pontual. Atenta e simpática, em quem se confia, pelo cuidado apurado que põe nos seus gestos.

Saber. Cuidado. Responsabilidade. Esforço. Carinhoso acolhimento, no fundo o essencial necessário para quem escolhe esta profissão exigente, de obrigatória e contínua actualização.

Fazer do clínico um bom amigo. Estimá-lo. Agradecer- lhe pela confiança que nos inspira, pela sua compaixão e dedicação, é  o mínimo de gratidão a expressar a estes grandes heróis que não se poupam a esforços, para ajudar a Humanidade!

Grandes figuras de excelência da nossa Terra!
Vêm ainda alguns médicos artistas, como sempre  vem acontecendo ao logo dos tempos,  distintos nas Artes de Canto, como Tenor, o Dr. António Queimadela Baptista.

A Dra. Maria do Carmo Cachulo, no Canto e na Literatura.

Dr.ª Ana Carmo, cardiologista distinta, especial, no campo da Arte da Fotografia, com obra publicada.
 A sua técnica, mas sobretudo a sua sensibilidade para captar o momento mais incrível, quando fotografa aves e outros animais, a escolha do ângulo mais perfeito e diferente, fazem dos seus trabalhos, momentos traduzidos em fotos únicas, a não perder.

Por fim, já que os últimos podem ser também os primeiros, uma médica artista, à beira dos setenta anos, que exemplifica e pratica exercícios, seis dias por semana, o que invejará muitas jovens…

querida Dra. Gabriela Figo, ortopedista activa e bailarina, que há muitos anos fora professora de ballet da minha filha.

Espantem-se…

Para além das suas actividades, como médica, diariamente, durante quatro horas (!!!!), das 9h e 30 às 13h  30m; das 5h e 30m,  até 22 horas (!!!), seis dias por semana(/!!!!), pratica e ensina Ballet, como sempre vem fazendo , desde muito jovem que a conheço..

Confesso que me sinto, deslumbrada por estas duas paixões exercidas com tanto amor. Dedicação. Mestria, sempre com resultados excelentes.
Uma Senhora que acaba por ser mãe, avó, esposa e ainda alivia a dor de tanta gente, como a mim própria, além de   espalhar beleza e arte, há tantos anos, por onde passa!.

Gratidão. Admiração. Encantamento. Fascínio por uma grande Senhora, uma grande, grande Mulher! 

ALGUÉM de muito valor na nossa Terra, a quem temos que prestar homenagem e admiração!

 Uma ARTISTA e uma clínica de Excelência, com uma longa carreira, nestas duas áreas.

Grande Senhora que passa na vida de tanta gente semeando amor e beleza…

Homenagem e gratidão de todos nós, à Senhora Doutora Dona Gabriela Figo!  



Afinal,
 A gratidão também é a virtude das almas nobres!

Lucinda Ferreira,
20 de Fevereiro de 2019



img net

 im net