Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Como está, Senhora Dona Memória?



Como está, Senhora Dona Memória?

img net

A memória é a consciência inserida no tempo. Pessoa , Fernando




1.     Na era em que vivemos, muitos avanços têm surgido no campo tecnológico. O mesmo não se verifica, no capítulo do funcionamento da mente, do cérebro, incluindo o modo como se organiza a memória.

2.    Sabe-se contudo, que a perda da memória se pode ficar a dever à falta de irrigação cerebral, aquando do envelhecimento de algumas artérias. Carência de fósforo e manganês agravam o problema, segundo os especialistas na matéria. Stress. Convulsões. Traumas psicológicos e físicos e outras causas complicam ainda mais o quadro.

3.    Hoje, encararemos pela positiva, a Senhora Dona Memória!
4.   Todos somos dotados de uma boa memória, mas nem todos a sabem usar… O modo como lidamos com ela, faz a diferença da expressão de uma boa ou menos boa memória …Será mesmo assim?
5.    Experimente algumas dicas que auxiliarão o sucesso, de uma boa memória. Depois já saberá!

   Na neuropsicologia, a memória formada por engramas, composto por complexo proteico dentro da célula –gosta de repetições. Assim, repetindo um gesto, 21 vezes, cria-se o hábito, tornando-se essa realidade parte da memória celular, memória muscular. Ao aprofundarmos este interessante assunto, vimos que, “As memórias são hipoteticamente guardadas devido a mudanças biofísicas ou bioquímicas no cérebro (e outros tecidos neurais) em resposta a um estímulo externo. Seriam a correspondência física das recordações.”

    Afinal o que é que se constata nos que têm uma boa memória?

1.    A motivação para o que se pretende memorizar é fundamental. Caso contrário reina a dispersão. A pessoa não se concentra. Solicitada por isto e por aquilo. Ao cérebro será impossível reter tudo.
     É a motivação que selecciona o essencial! Só se retém o que o nosso interessa selecciona.

2.    Artifícios, como mnemónicas, usando associações facilitam o acto de relembrar sem grande esforço.

3.    Usar a cor para reter facilmente, é outro segredo importante. O que se guarda a preto e branco, desaparece rapidamente. O que se memoriza a cores origina a memória remota.

4.    Memorizar em movimento é outra preferência da Senhora Dona Memória. Ela não gosta de slides. Imagens fixas. Prefere filmes. Colocar acção no que se guarda, é preciso. Pex, para recordar o sítio em que arrumou algo, que não aparece, cria-se o filme do que fez nesse dia. Onde se foi. Com quem se estava. E...facilmente se descobre o que procurávamos. A memória depende do contexto.

·       Agora para os mais jovens ou sobretudo se tivermos que fazer um exame, quais os aspectos em que temos que nos fixar, para alcançar o sucesso?

1.     Ter auto-confiança é indispensável a fim de nunca ter “um branco”. Saber que se esforçou. Que está preparado. Que tudo vai correr muito bem, sem dúvida!

2.     De novo a Motivação é a base. Se estou a fazer algo contrariado, é melhor não estar a perder tempo…

3.    Estudar as estratégias do sucesso para obter os melhores resultados com o mínimo de esforço. Até se costuma ouvir: “Quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga.”Então, precisa de aprender a raciocinar. Memorizar. Tomar notas. Estar atento e aprender com os erros.
Todos estes pontos têm a sua estratégia.
                                                                    
Ainda, acusa-se a Senhora Dona Memória, quando o que se passa é que as pessoas normalmente não escutam os outros…Preocupam-se mais com o que têm que dizer a seguir. Queixam-se que são péssimos para decorar nomes, quando afinal não é essa a questão…
Se alguém nos é apresentado, pelo menos, após esse facto, temos que repetir o nome dessa pessoa, pelo menos 3 vezes, para o poder decorar. Ora se nem se deu a atenção devida, a primeira vez o que se ouviu o que nos foi dito, não se pode decorar.

Ouvir. Repetir. Criar associações. Tudo o que se aprende de novo, associa-se ao que já existe no cérebro. Apenas criamos pontes!

Portanto depois de ler este artigo, veja aquilo em que tem que melhorar…Nós demos a nossa contribuição.

Deixo lhe uma sugestão de algo que pratico, tanto quanto possível.
Como alimentos tónicos (frutos e legumes), tais como:
Abóbora. Cenoura. Mel puro. Espinafre. Abacaxis. Alho. Tomate. Salva. Geleia real. Levedura de cerveja…
Se a memória não melhorar, mal não lhe deve fazer.

Lembre-se sempre que …
                    “A memória é o perfume da alma”. George Sand


                    Coimbra, 13.4.16….. Lucinda Ferreira