Powered By Blogger

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O Buda dourado


O BUDA DOURADO


“Sede perfeitos como o vosso pai do Céu é perfeito”

Há muito li uma historia, cujos contornos recordo. No Oriente, entre guerras ferozes a para proteger um monumento de Buda todo em ouro maciço, o povo recobrira a imagem com argila e barro, para proteger o seu tesouro. A imagem permaneceu séculos abandonada , como coisa de pouca valia. Por qualquer circunstancia, começaram a limpar a imagem do Buda . Espanto total. O Buda era todo em ouro maciço!

Esta situação levou me a uma reflexão que partilho com os leitores.

Cada um de nós, filho de Deus, somos obra perfeita do Supremo e Excelso Criador.

A nossa imagem verdadeira é de um deus, feito à imagem e semelhança d’Ele.

Somos , cada um de nós sem exceção, aquele buda de ouro encoberto pela argila que tapa o brilho e o valor autêntico do que cada um de nós é.

Quando ainda existimos apenas no pensamento do Pai , antes de descermos a este plano, estamos em estado de graça absoluto.

Chegamos a este plano , como os seres mais frágeis do planeta . Somos o ser que leva mais tempo a tornar-se adulto e depois …pessoa.

Uma aventura maravilhosa até ao último suspiro e regresso à Casa do Pai, onde existem muitas moradas.

Então aqui em cada pensamento. Palavra. Ação vamos ou não recobrindo a nossa imagem verdadeira , a tal como a do Buda que fica escondido no seu maior brilho, sob o pó da nossa vida , cuja minuto e segundo , a nossa liberdade vai plasmando. E...nada se perde.

Alguns de nós, vivemos como se a alma , essa verdade tão real como a vida, não existisse. Absolutamente terráqueos, para nosso mal. Infelizes. Revoltados. Agrestes. Agressivos ( =a ternura disfarçada…).Alguns mesmo, criminosos.

Por quê?

Porque a nossa ignorância é tão grande que desconhecemos que nascemos para sermos felizes, todos !

Unos . Verdadeiros. Amigos . Unidos. Cada vez que um sofre, todos sofremos. Cada vez que um faz a guerra, todos a sentimos com dor e tristeza. Cada vez que alguém se eleva, Todos subimos de nivel

Esta atenção permanente de sermos , contém em si a responsabilidade do mundo inteiro, começando por nós que podemos usufruir de tudo e de todos, com uma alegria que só quem experimenta conhece.

Além do desleixo da busca , há ainda outra causa: o medo.

O medo que é o avesso do amor.

Medo que Deus nos tire a liberdade, medo disto e daquilo. Mas se há alguém que nos quer livres, é Ele. Ele que nos ama ate à loucura.

Não há maior amor do que dar a vida por aquele que se ama. E isso está documentado. Aconteceu. O filho de Deus encarnado , depois de ter ensinado o Caminho que era Ele mesmo, de ter provado de todas as maneiras o seu amor para com a Humanidade, acaba imolado por cada um de nós. Como vamos perder esse sacrifício e nada fazemos para ser felizes, dado que foi por isso mesmo, que Ele se entregou?

Ainda sobre o medo, há um segredo que facilita: tornar –se criança. Sentir como quando era criança.

Uma criança tem um pai muito alto , forte. Será que ela tem medo dele por ele ser assim tão grande? Não. Ela sabe que o pai a ama. Então com Deus forte, passa se o mesmo.

Só temos que nos aconchegarmos a Ele e pedir tudo o que for bom para nós.

“Se vós que sois maus e se vosso filho vos pede pão , não dais uma pedra, quando mais, vosso Pais que está no Céu vos, atenderá.”

Sinta a sua imagem verdadeira. Nunca sinta que Deus é Pai e você é escravo. Insignificante.

Assim, Deus poderia castiga-lo. Destitui-lo disto ou daquilo. Encurte a distancia entre si e Ele, pela oração e meditação. Sinta-O como seu Pai que é na verdade. Sua Mãe. Seu Filho amado. Seu amante. Seu tudo!

Essa experiencia de unicidade, sentindo assim Deus , disposto a conceder-nos tudo que Ele possui e é, consolida o sentimento de união. Teremos tudo o que nos for necessário no momento e nunca nos sentimos sós. Nem fracos.

Talvez viver, seja um teste de autenticidade.

Termos a honra de sermos filhos de um Deus Maior, o Grande Arquiteto que tudo cria e daí sentirmos a responsabilidade de dar esse testemunho.

Aquele que tem os seus olhos sobre nós , as suas asas sobre nós, cujo enlevo é saber que somos felizes, merece bem a nossa gratidão e amor!

Não acha que tenho razão?