Powered By Blogger

sábado, 9 de novembro de 2019

CRER PARA VER!


CRER para VER!
img net
 Concedei-nos Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras.Reinhold Niebuhr


Saber é poder. Mas saber sem fazer, é como não saber.
Tudo isto, porque somos tão perfeitos quanto complicados.
Vamos lá ver se saímos do círculo que conduz ao abismo. Ao sofrimento.
Um ato de confiança dá paz e serenidade.



Hoje, mais do que a dor física, grassa na Humanidade, em mais de 80% , a depressão e a ansiedade, a coisa que mais impede o desenvolvimento pessoal.
 O crescimento interior.
 O sucesso em todas as áreas da vida.

Antes produz o caos e o sofrimento. A fuga do real!

Muitas pessoas não conhecem os motivos. Outras até conhecem, mas entram nesse inferno e demoram a sair...

Clarificando.

Qual a razão básica, por que se fica ansioso? Deprimido?

Simples, mas implacável.

·      Mente vagabunda.
 Mente especulativa sempre divagando entre o passado e o futuro sem por vezes até, não saber, como se pode ancorar no presente!

·      Fuga do presente. Do aqui e agora, num permanente devaneio, aguardando a felicidade. O bem-estar. A realização, no devir distante ou próximo. (Só uma advertência: as redes sociais são mestras na causa desse desconcerto!)

·      Esta postura, sempre numa atitude de espera ligada ao futuro, enegrece mais os dias que muitas vezes já não são rosas, mas são para enfrentar, vencer e ultrapassar, como desafio para todos nós.

 Ora as preocupações do que há-de vir, que muitas vezes até nunca acontece, ensombram a capacidade de luta e ..zás. Chegam a Senhora dona Ansiedade e Depressão, cheias de poder .

·      Movidos por uma excitação excessiva, com a ilusão do controle de tudo que acontece, coisa mais impossível para todo o ser à superfície da Terra, tudo piora.

·      Ansiosos . Angustiados. Tensos . Temores , incertezas tomam agora conta de todas as áreas da vida.

Urge sair rápido deste círculo infernal de pânico e grande sofrimento físico, mental e espiritual, ainda que seja neste simples artigo, pois as consequências são terríveis.

Graças a estudos vários, que todos poderão aprofundar, impossíveis de aqui explanar, apontarei a saída para quem assim o desejar.

Será algo acessível a todos.
·      Aquieta a mente.
·      Traz o indivíduo para o momento presente.
·      Reduz os sintomas físicos de grande dano para o corpo, pois a Ansiedade é o resultado da excitação excessiva do sistema nervoso central provocando consideráveis  descargas de cortisol e adrenalina , hormônios do stress,  o que ocasiona danos incalculáveis e muita aflição (…).

·      Ora essa salvadora  chama-se MEDITACAO, com um alcance semelhante à medicação com medicamentos  antidepressivos, segundo testemunho de notáveis cientistas!

E qual a razão por que funciona?

·      A Meditação provoca a diminuição do funcionamento da amígdala cerebral, estrutura fundamental, responsável por ser o centro identificador dos perigos, gerando alerta com medos e ansiedade e, que quando estimulada no cérebro, defende então a  auto preservação.

·      Ora quando se verifica o abaixamento do funcionamento dessa estrutura, os sintomas causados pela ansiedade, stress e medos diminuem e tudo serena .

Qual a razão deste fenómeno?

A MEDITAÇÂO torna nos menos reactivos a situações rotineiras que nos trariam grande desconforto físico. Emocional. Mental e espiritual.

 CRER PARA VER, experimentando, através da meditação, é o desfecho mágico e simples, para esta curta reflexão, a nosso ver.

Aquilo a que chamamos felicidade consiste na harmonia e na serenidade, na consciência de uma finalidade, numa orientação positiva, convencida e decidida do espírito, ou seja na paz da alma.Thomas Mann




Coimbra, 9 de Novembro de 2019-11-09
Lucinda Ferreira (também no you tube)