Powered By Blogger

sábado, 30 de outubro de 2021

DIFERENÇAS

 DIFERENÇAS

 

FOTO DE LUCINDA FERREIRA



O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças.Augusto Cury

 

MINHA FOTO  LUCINDA FERREIRA



Enquanto o Espírito está connosco, cada um de nós tem que prestar atenção ao que pensa, fala ou escreve, pois isso influencia a si mesmo e ao mundo inteiro!

Oxalá, hoje, consiga alcançar o meu objectivo, numa reflexão saudável. Oportuna e libertadora.

 

Nas sociedades patriarcais, os homens inteligentes escolhem, por norma, mulheres menos inteligentes.

 Os homens menos inteligentes escolhem mulheres inteligentes.

 Há também um tipo de Homens muito espertos (diferentes de inteligentes) que exploram a inteligência e os saberes de algumas mulheres, pois isso ajuda-os a alcançar mais facilmente objectivos.

 Uma forma esperta de usar os outros.

São sempre alguns cavalheiros, q não concedem espaço à capacidade e necessidade de realização das mulheres, que abdicam disso, pois sentem-se  usadas, mas não se incomodam, pois sentem satisfação nessa dependência camuflada e preferem a paz. Acomodam se . Mts vezes por valores vários.

Se por azar, há um descuido, um desequilíbrio, e a mulher tem mais força, visão e sensibilidade e até ajuda o homem a tentar sair da sua inferioridade, isso vai lhe sair muito caro, pois ele sente se insignificante, ofuscado pela luz dela e nunca mais lhe perdoa isso.

Tenta diminuir a companheira. Trata - a sem qq respeito. Chega a agredi-la fisicamente. Mafioso, coloca-a mal em destruindo-a por todos os meios, difamando-a inclusivamente, em  situações que não direi aqui, por serem demasiado violentas (…) e conspurcando ingratamente o bom nome da sua libertadora, etc.

Infelizmente, há mulheres megeras que também assumem este papel odioso de falta do mesmo respeito, já apontado.

Tudo isto denuncia a falta de consciência de que cada um de nós está no todo e o todo em cada um de nós. E tudo retorna á fonte : o bem e o  mal que espalhamos, por pensamentos e acções, volta sempre À sua origem.

A complementaridade e a consideração  escasseiam e ainda há muitos casos de violência até ao assassínio entre homem e mulher.

Se algo acontece desagradando, os homens perseguem e marcam as mulheres que os incomodam, prometendo perseguição. “ Esta pode arrumar as botas. Esta já não faz mais nada!"

Quando as pessoas não conseguem admirar, invejam!

 

 E assim vamos, mas “Respeitar as diferenças é o melhor caminho para uma sociedade mais justa! “ Michelle Meneses

………………………………………………………………………………

Também, entre o mesmo sexo, há quem acuse outrem, denunciando a sua auto agressão (julgamos os outros com aquilo que somos), dizendo que   A….. tem  “a mania que é superior”, quando isso não é verdade, pois gente inteligente, não se compara com ninguém, nem tem tempo para essas guerras de alecrim e manjerona.

Essas pessoas sentem-se inferiores e sofrem muito e por isso apontam os outros.

Reflectimos ainda sobre estudos, que aprofundam o facto das pessoas mais capazes, mais dotadas ou com qualidades, saindo da norma, serem tidas como espinho. Incómodo e sobretudo como uma ameaça e serem mal tratadas e agredidas dese a mais tenra idade.

Tentam  isolar. Caluniar e fazer o pior possível, chegando à eliminação do indivíduo, como no caso dos atentados.

Começa logo, pelas crianças diferentes, distinguidas pelo seu grau de capacidade superior.

Logo na infância, sofrem violência feroz , pois as crianças são cruéis umas para as outras e batem. Perseguem e fazem sofrer aqueles mais dotados, que lhes fazem sombra, que normalmente vão na sua caminhada, alheias a guerras, sem se conseguirem defender. Sei muito bem o que lhes digo…

Crianças superdotadas carecem de protecção, cuidado atento, como as menos dotadas, para não começarem cedo a sofrer a discriminação, logo em crianças , continuando assim pela vida fora.

E não ficaríamos por aqui, mas apenas percebermos que inteligência é muito diferente de esperteza.

Que as diferenças atraem a atenção com invejas e ciladas, para quem não é capaz de admirar.

MAS…

Chegou o momento de mudar.

Todos somos um. A complementaridade e o respeito são o caminho.

O Espírito sopra onde quer, independente do sexo. 

NÃO é sexo que determinam as capacidades, o valor  de alguém,   embora haja diferenças entre estes, que como vimos  servem a complementaridade, para enriquecimento mútuo.

Q os dons dos mais inteligentes e mais diligentes,  nesta época de Aquário ( Peixes foi fora mt violento), não sejam nunca mais, motivo de ódio. Violência de toda a ordem. Inveja. Difamação.

Tempo de evolução. Compaixão. Convívio respeitoso sem invejas. Más-línguas. 

Falta tanto tempo para nos aperfeiçoarmos, como se pode perder tempo olhando para o outro? Criticando. Caluniando. Julgando... 








A natureza da energia que todos somos, faz voltar para trás tudo que emanamos! Nunca duvide disso.

Observar o velho ego e construir uma nova pessoa,  é urgente. Necessário.

Todos nos completamos.

Cada um de nós é irrepetível e único!

Sejamos dignos da vida que nos foi concedida pelo Criador.

Todos somos diferentes, mas iguais na nossa missão e dignidade, que cada um merece e a que tem direito.

A paz surge ao respeitarmos as diferenças uns dos outros e ao celebrarmos os talentos de cada um. Karen FOTO DE LUCINDA FERREIRA


ARTIGO ESCRITO EM COIMBRA, DIA 30.10.21

 POR 

LUCINDA FERREIRA