terça-feira, 17 de março de 2015

Aniversário de O DESPERTAR

 Aniversário de O DESPERTAR


Encontro



 fotos da net



Na Leitura e na Escrita Encontramo-nos Todos naquilo que Temos de Mais Humano  ….Escrever trata-se de ordenar, de esquematizar, não só sentimentos como ideias que temos de uma forma vaga mas que entendemos melhor quando os vemos em palavras. Trata-se também de construir empatia: ()Jose Luis Peixoto



Ia eu muito distraída na rua, quando de repente olho melhor e reparo que aquele velhinho simpático. Amoroso era meu conhecido.
Há quarenta anos que um dia, ele me recebeu de braços abertos, com simpatia e carinho.
Era ali num primeiro andar, à esquerda, na rua que levava ao Pátio da Inquisição em Coimbra.

-Muito bom dia, meu estimado e ilustre Amigo! Então como tem passado do seu reumático? Sei que se sente muito feliz rodeado de fiéis amigos e colaboradores de longa data que nunca o abandonam…

-É certo, minha Filha. Cá vamos lutando para oferecer o nosso melhor. Não me posso queixar nem de abandono. Nem deslealdade.Nem desleixo ou traições.O nosso valor e segurança vem-nos desta certeza de querermos sempre o melhor para todos os leitores e sabermos que podemos contar com quem nos rodeia.
Tentamos não nos desviar da nossa missão, criando pontes.Tentando ajudar em tudo o que nos é possível. Sabemos que nunca agradamos a toda a gente. Há e haverá sempre críticas. Insatisfação, mas isso já se espera. Quem se expõe está sujeito a tudo.E além disso há algo muito importante que é a liberdade de cada um poder pensar pela sua cabeça. Desde que não se ofenda o outro, as opiniões não se discutem. Cada um só come do que gosta, não é mesmo, minha Senhora?

-É isso mesmo, meu ilustre Amigo!
Gosto muito de o escutar. A idade confere sabedoria, absolutamente diferente dos saberes. Aprende-se muito com quem já viveu mais do que nós.
“E se o estilo é o homem” e todos somos únicos e irrepetíveis, a visão do mundo varia infinitamente.Os leitores identificam-se mais com A ou com B que escreve, conforme se lhes toca nos seus pontos de interesse. As flores todas são diferentes e todas são lindas!
A escrita, como processo criativo é libertadora. A leitura traz momentos de satisfação para quem assim se recreia ou informa, identificado com o texto.
Quando este nos sai da mão, ele já não nos pertence. A Estética da Recepção ama.Odeia. Torce. Distorce, conforme os olhos de quem lê, o texto apresentado. Tenho a alegria de lhe dizer que não me posso queixar, pois recebo provas de gratidão e satisfação dos meus leitores amiudadas vezes. Sem pretender mais do que não seja partilhar aquilo que tenho como verdade da minha vivência e que pode servir a outrem, nunca pretendo bajular o ego de alguém ou servir-me desta janela para a vida, para meu proveito pessoal.Sabe bem que o que lhe digo é e sempre foi assim.
Já não é há dois dias que nos conhecemos. Há quarenta anos que dou a este Semanário muito do meu tempo sem qualquer vantagem que não seja a que o júbilo de comunicar De partilhar o que sou.
O Senhor, um cidadão respeitável e digno do nosso maior apreço pela dedicação e isenção que imprimiu nesta sua grandiosa aventura de quase cem anos, tem consciência do que hoje lhe digo.
Quero felicitá-lo vivamente por se rodear de cooperadores que respeitam com rigor e devoção o seu projecto inicial, desde o responsável máximo ao mais discreto colaborador.

-Certamente. É como diz, Filha.Tenho muita sorte nisso.
Tentamos numa grande equipa coesa e ligada pelos laços do mesmo ideal, caminhar para a frente dando cada um, o nosso melhor.
Agradeço-lhe as suas palavras amigas.A dedicação e fidelidade desde o início deste jornal. A compreensão dos nossos objectivos através dos seus escritos variados. São retalhos que enriquecem a nossa missão.
 Desde a fundação que este Semanário lutou pelo alargamento da roda de amigos.Assinantes. Colaboradores. Anunciantes. Cooperantes.
São as notícias dos Eventos.Das Novidades. Das empresas credíveis de prestação de serviços. As notícias da cidade. Os interessantes. Variados artigos de Opinião. As notícias de um ou outro caso mais gritantes, sem sensacionalismos, é certo. Informação sobre os que partem (…) e até uma página de distracção que completa e tenta alimentar os laços da Família Despertar!
Olhe, Filha, tal como referiu, o processo está nas mãos de gente competente e bem-intencionada.Isso tranquiliza-me.
Vida longa para este Semanário e que nunca morra, é tudo o que pode desejar um velho de barbas brancas como as minhas, o que me confere a liberdade deste desejo pelas provas de honradez e coragem para vencer todas as provas ao longo de quase um centenário!
-Sim Sim.Pela minha parte, reitero os votos de longa vida. O desejo de ver renascer em cada ano este Despertar sempre mais rico e bem-amado. Parabéns a toda a equipa em mais um ano de trabalho assíduo e aplicado.

Após este encontro casual na rua, selei com Alguém que me habituei a admirar e a estimar, mais um ano de descoberta-partilha Sempre“só porque sim”, o que farei com satisfação até ter capacidade para tal.

Lucinda Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário