Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Coisas de Criança...




A minha Filha, fazia-me muitas perguntas , quando era pequenita.


Um dia, disse-me, com ar triste:


-Mãmã , por que é que só há noticiários de coisas más e não há um noticiário, na televisão , de coisas boas?




Nem sabia bem que responder-lhe, porque também eu me perguntava , por que razão só o sensacional, o horrível, tem audiências certinhas e fiéis.


Andamos todos às avessas?!...




- Querida - respondi - também há coisas muito boas e lindas, mas as pessoas dessas não falam , mas elas existem, às vezes, em muito maior número do que as más...


Às vezes , ela ia à minha aula, (eu dava aulas a meninos muito mais velhos do que ela era...).
Então, dizia ela, para alguém que depois me disse:


- Eu vou à aula da mãmã, mas tenho sempre uma pontinha de respeito.




..............................................................................................................................


Ora muito bem , era mesmo aqui que eu queria chegar.


Hoje não há mesmo respeito por ninguém ou...está-se a perder essa noção de respeito.


O conteúdo e os comportamentos contidos nesta palavra, desaparecem.Desapareceram na maioria das pessoas...

A nora não respeita a sogra que é mais velha, que é a mãe do seu marido , porque a ele , ela também não respeita...Também já não respeitou o pai...


Os subordinados , "com o direito de opinião que lhes assiste", se for preciso , também não respeitam os seus e superiores (!!!!!!!!!!!!!!)
Os patrões também não são gratos , nem respeitam os seus subordinados, por vezes...


O empregado , por que havia de respeitar o patrão? (!!!!)
Não se respeitam os animais e muito menos a Natureza...as Plantas...a Floresta.


Como eu disse algures , quando escrevia sobre este assunto.


Hoje, pergunta-se. quando alguém ultrapassa de longe as barreiras da decência, da sem "vergonhice", da falta de respeito, da educação mais básica...


- Você não tem vergonha?


A pessoa olha-nos como se falássemos chinês. Goza.
Acha que viemos de outro Planeta e com ar de desafio atrevido e arrogância, responde:


-Claro que não tenho vergonha. Por que é que eu havia de ter vergonha?!


(...)


Vem isto á carga, porque hoje passei uma vista de olhos , pelos relatos de um jornalista.....Santos que publicara um livro com a figura do Primeiro Ministro , na capa .
Estava à venda , no Continente do Forum. Reparei que a editora era Bertrand Editora). Falava sobre muitas coisa interessantes e também sobre a falta de Educação que reina, reinará e há-de reinar , enquanto escolhermos dirigentes apenas por serem bem falantes e terem uma boa aparência !




O senhor jornalista dizia que qualquer dia , vamos ser governados por um cantor pimba qualquer , só porque ele tem um grande número de pessoas que simpatizam com a sua figura, mesmo que não saiba nada do que anda a fazer.




Ao menos que escolhessem o madeirense (...hi...hi...hi...hi...hi...) nada de maus pensamentos...)


Escolhessem o futebolista , bonitão, Ronaldo!


Era uma maravilha vê-lo e ouvi-lo sempre no écran da televisão...




Enfim , sobre a Educação , o tal jornalista Santos afirma que tudo foi destruido e que os resultados estão já à vista e cada vez vai ser pior.


..e eu acredito . Não havendo educadores à altura e motivados, também não haverá educação


Nem Educação, nem o tal RESPEITO!...


Não é mesmo, companheiros com vergonha?


Depois inverte-se tudo.


Confunde-se tudo .


Não convém compreender onde está a raiz do problema.

2 comentários:

  1. Agradeço o comentário de Lidia martins, ao artigo Musica.
    A nossa alma é feita de milcores, como o arco-iris,mas lemos, vemos e ouvimos o mundo que nos rodeia e toca, com aquilo que somos!
    Obrigada, Lidia. A musica é mt importante nas nossas vidas, sem dúvida .
    Se ela não estiver em nossas almas , nunca a ouvimos...

    ResponderEliminar
  2. O mundo está em plena mudança!
    Mas há valores que são eternos e não odem mudar. Aqui está a confusão dos que confundem Modernidade com ausência de respeito, verdade, jogo limpo e tranaparente. Quando valer tudo, "até tirar olhos"...o mundo está perdido!

    ResponderEliminar