domingo, 10 de novembro de 2013

Ter ou não ter um animal de estimação...


Ter ou não ter um animal de estimaçao...
foto da net desconheço autor
Ter ou não ter um animal de estimação…

"Não importa que sejam poucas as suas posses e o seu dinheiro. Ter um cão torna-o rico."  Louis Sabin
"Em algum lugar, sempre haverá um cãozinho abandonado me impedindo de ser feliz." Jean Anouil
Se você apanha um cachorro faminto e torná-lo próspero, ele não te morderá. Esta é a principal diferença entre um cachorro e um homem." Mark Twain

O coração dos humanos enriquece apenas pelo que dá. Nunca pelo que possui!
Numa época  de grande individualismo. Independência . Isolamento. Egoísmo mesmo, diria, a pessoa fecha-se num exercício de autodefesa.
Passa o tempo. A pessoa sente-se isolada.
Ora homem algum é uma ilha!
Temos que amar , mesmo que seja um cão.  Um gato. Um pássaro. E no cúmulo das escolhas estranhas, há quem tenha animais exóticos tais como um iguana. Um porco. Um  macaco. Uma serpente, como animal de estimação.
E já agora para sorrir, vou contar lhe uma história verdadeira.
Havia alguém que justamente  tinha como animal de estimaçao , uma serpente.
Ora houve um dia que convidara uma companhia para dormir consigo. No auge da entrega, os lençóis desapareceram. O animalzinho ao escutar os sons da “batalha”, excitou-se. Quis participar na festa.Esperava enrolar-se naquela explosão  energética. Gostosa. Contagiante.
Eis senão quando a criatura visitante, no momento de descontracção, sente o gelo do animal  de sangue frio, passeando sobre o seu corpo transpirado.
Ao ter consciência da estranha visita, curiosa e atenta à celebração da vida e do encontro, tem um susto tão violento , que fica sem palavras. Para sempre! 
E lá estamos nós em problemas…
Imaginemos como se irá resolver a situação que só não foi fatal , por mero acaso.
Mas voltando atrás aos nossos animais de estimação
 Temos que amar nem que seja um cão.Um gato.Um pássaro…sei lá.
Lá em minha casa, há um Cão. Três Gatos. Um Pássaro.
O instinto dos gatos a querer comer o passarinho, torna-se perigoso para o meu canário belga que mesmo assim não pára de cantar. Por sua vez é interessante reparar como os gatos se adaptaram ao cão e como todos estão em harmonia. Fazem corridas e brincam animados.
É gratificante observar este mundo sem preconceitos.Sem maldade.Sem premeditações.Sem vinganças.Já não posso falar da ausência de ciúmes…
Se por algum motivo forte, é preciso corrigir uma maldade, logo de seguida o animal tudo esquece. Acarinha, tendo como o seu melhor amigo, quem o castigou.
Há literatura abundante, com histórias  comoventes, falando da amizade entre o homem e animais.
O cão abandonado na estação dos caminhos de ferro, que o professor  acarinha. Protege.
Posteriormente à sua partida para sempre, à hora de chegada habitual, o cãozinho continua esperando o seu amigo sem se distrair, seja com o que for, durante nove anos!
 Toda a gente o respeita. Conhece  a história. Quando o animal , morre é erigido um monumento ao cão naquele mesmo local , onde este aguardava a chegada do amigo que nunca  mais voltou!
Também os elefantes protegidos. Defendidos. Respeitados. Salvos por um ser humano de grande coração  amigo dos animais, fazem uma marcha de dias e dias  para irem ao local onde faleceu esse seu protector a quem não esquecem e a quem estão gratos!
Grande foi a surpresa,mas o testemunho foi tão espectacular que fica entre nós, como exemplo da dedicação  Fidelidade. Gratidão de um animal para com o seu benfeitor.
E muitas outras situações de troca de amor verdadeiro entre o homem e o animal, nos mostram que alguns homens tem muito a aprender  com os animais.
Têm sobretudo de usar a sua inteligência, o seu coração, para serem mais compassivos com estes irmãos menores. Respeitadores dos animais com os mesmos direitos, como também sendo donos deste Planeta, tal como as plantas, os rios, as montanhas  e o próprio homem.
Aliás,mede-se o nível de um país, pelo modo como o homem respeita os animais.
 Tem que se começar por baixo, para depois se aprender a amar o seu igual.
Quem trata mal os animais, é certo que não é boa criatura , mas antes alguém a evitar.
Prefiro habitar com 3 gatos. Um pássaro e um cão, do que com algumas pessoas que eu cá sei…

Linmare7@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário