Powered By Blogger

terça-feira, 18 de outubro de 2011

GESTOS SIMPLES


GESTOS SIMPLES




Se queres compreender a palavra 'felicidade', indispensável se torna entendê-la como recompensa e não como fim.
(Saint-Exupéry)

A felicidade humana geralmente não se consegue com grandes golpes de sorte, que poucas vezes acontecem, mas com pequenas coisas que acontecem todos os dias.
(Benjamin Franklin)


Durante dois dias estive num grupo de trinta e tal pessoas.
Antes de me integrar, disponibilizei -me intimamente e disse: Senhor usa me como entenderes , para que eu leve a luz…
E parti tranquila. Não conhecia ninguém.
Sei que o sorriso verdadeiro é uma porta aberta para chegar ao outro.
Quando entrei saudei a todos, olhando-os e sorrindo com naturalidade.
Depois, aproveitei qualquer oportunidade para ajudar. Elogiar. Promover. Encorajar.
Aliás, este foi sempre o segredo, enquanto ministrei as minhas aulas.
O mínimo esforço e progresso, principalmente nas crianças e jovens com mais dificuldade, eram sempre elogiados com um sorriso e uma mão sobre o ombro.
-Que bem Zezito. Estás a melhorar cada dia mais e mais. Que bom. Se precisares, eu ajudo. Mas eu sei, que és capaz de muito mais e mais, mesmo sozinho. Vamos lá!
Os olhos brilhando, abria
m-se. Ele que não estava habituado a ouvir senão o contrário. Hoje, surpreendia-se .Até lhe custava a acreditar, mas sabia-lhe bem...
Ao outro dia, aquele aluno já estava à porta à minha espera, para me contar algo que lhe enchia a alma. Coisitas simples. Outras até mais pesadas…Mas ela sentia que eu o amava. Que podia contar comigo.
Escusado será dizer, que a partir daquele momento se esforçava, por vezes sem limites, para escutar de novo mais um elogio. A sua auto-estima estava rompendo a medo. Assim progredia cada dia um pouco mais , arrancando dentro dele a força que desconhecia que possuía para mais tarde voar sozinho , bem alto!

Mas hoje , quero falar deste grupo que me deu tanta alegria.
À mesa, guardava o lugar para aquele que se atrasava um pouco.
Esperava que se servissem. Aproveitava para escutar o que tinham para dizer, valorizando tudo o que contavam.
Tive oportunidade de me manifestar várias vezes e elogiei o trabalho da pessoa que nos servia.
Quando alguém se aproximava mais, valorizava o seu aspecto, dizendo lhe como estava bonita. Como a idade nos torna ainda mais interessantes .
Aos mais jovens, encorajava-os a nunca desistirem dos seus sonhos e projectos. A não perderem tempo para promoverem o bem e defenderem os mais necessitados.
Havia no grupo uma pedagoga que me falara do projecto SOM-RISE.
Não parei de lhe pedir , mesmo na despedida, que o mundo espera tudo dela .
O projecto SOM-RISE é algo super importantes para ajudar crianças e adultos autistas. Pessoas que vivem neste mundo apenas com o corpo, porque alma, o espírito não quer “aterrar”.
Há trinta e oito anos, suponho, um menino autista só lavava pratos. A mãe levada por um amor imenso e cheia de compaixão e amor pelo seu menino, pôs-se a repetir os mesmos gestos , ate que de repente se deu o clic , e o menino suponho com 3 anos , mudou. Despertou!
Hoje, ele é doutorado. Tem uma clínica . Anda pelo mundo ajudando os pais e professores a lidarem com esse problema, falando da oportunidade que se abre para esse irmãos que sofrem e enchem de sofrimento quem mais os ama.
Enfim, neste dois dias, encorajei. Escutei. Elogiei. Amei. Tentei arrancar e mostrar a força do lado positivo das coisas. Perceber e contagiar, no sentido de fortalecer esta coisa tão simples que é a transformação do mundo, através de uma fisionomia alegre, como uma antena que atrai a felicidade.
Passar testemunho. Tornar feliz quem nos rodeia.
Quando nos despedimos, todos achámos que o tempo voara. Que todos queríamos estar de novo juntos, mais tempo. Criámos um espírito no grupo. Até trocámos contactos.
Senti -me plena. O tempo passara a correr…
Vejo de novo, os rostos todos dentro de mim e oro por estes irmãos que a vida me emprestara por dois dias.
Agradeço a Deus e ao Universo, este encontro de luz .
Trinta e tal desconhecidos inicialmente, que nos tornámos e sentimos irmãos .
Acredito que não esqueceremos, como foi agradável esta viagem.
Da minha parte, muito obrigada a todos e a cada um em particular.
Afinal ser feliz é fácil. Será apenas fazer de cada minuto, um momento especial.

linmare@edicomail.net
blog:lucinda-umaponteparaoinfinito

3 comentários:

  1. Sinto que a aventura do amor passa pela disponibilidade, pela escuta E RESPEITO PELO OUTRO, TUDO FEITO COM VERDADE E NATURALIDADE SEM NADA ESPERAR EM TROCA.
    SÓ ISTO E VERÃO...

    ResponderEliminar
  2. Adorei!!! Como disse a amiga acima, todas pessoas que tenham boa vontade com o próximo, ei de ser las reconhecida.Um sorriso verdadeiro sempre abriu e abrirás as portas de corações bondosos!!!!:D

    ResponderEliminar