"Investigação Científica é a estrela que dirige os passos dos caminheiros nas diversas estradas que a Ciência vai abrindo na rosa das sucessivas divisões do saber humano”
“Quem se dedica a problemas da Investigação científica anda alheado do mundo, preso à sua vida… Tudo se reduz a obter novas aquisições científicas a bem da Humanidade sofredora”
“Os Museus por modestos que sejam são centros de educação e regalo espiritual”
Íris Científica é o título de um Livro cheio de Poesia e de segredos do Universo.
A sua autoria pertence ao investigador científico da Universidade de Coimbra e comunicador de Ciência, Dr. Antonio Piedade.
Vinte e três momentos especiais expressos com uma destreza singular, descodificados e apresentados com um entusiasmo e um saber tais, que fazem desta leitura, uma aventura apaixonante para qualquer um de nós.
Estamos sempre desejosos de saber mais e mais, esperando que o livro não termine logo…
Divide-se este trabalho em Momentos, Explorando o Universo e a Magia da Vida .
António Gedeão abre esta compilação tão especial, marcando o tom da profundidade e do poético, numa abordagem nova do científico, antes de tão difícil penetração e tão distante. Coisa de laboratório de sábios penas.
Quem não lembra ainda Pedra Filosofal e Lágrima de Preta, divulgando conceitos em lindas canções?
O científico tornado acessível para qualquer um de nós, de um modo novo. Simples. Encantatório.
Só quem sabe muito do assunto, tem o dom da escrita e a paixão por esta temática, consegue de um modo tão agradável e persistente, levar tanto de nós a penetrar assuntos tão densos e desconhecidos, como o faz Antonio Piedade.
São estes motivos que tornam este Livro, um presente de Natal ( ou do novo ano que desponta um dia destes…) cheio de encanto e originalidade.
E nem por isso terá que despender tanto assim.
Basta comunicar com o autor, Dr. António Piedade , pelo email apiedade@ci.uc.pt e por oito euros terá o livro em sua casa com portes pagos inclusivamente.
Pode também pedir por smn, para o número de telemóvel, número 91 8325 606.
A meu ver, seria também uma sugestão para as Escolas adquirirem IRIS CIENTIFICA e colocarem este Livrinho de apenas cento e poucas paginas, nas Bibliotecas, ao serviço dos mais novos que assim vão sendo despertados para novas realidades da nossa Terra, nossa Casa e Mãe amorosa e cheia de generosidade e por vezes tão abandonada!
E os novos investigadores, cientistas e grandes homens capazes de mudar o mundo, estão aí.
São os nossos filhos e os nossos netos que temos que estimular e que começam muitas vezes por um clic muito simples , como a leitura de um livro, um professor estimulante e apaixonado, pelo modo agradável como divulga a ciência para os mais miúdos, as sessões nos museus , como o vem fazendo o nosso Museu da Ciência em Coimbra e de que um dos meus netos é fan incondicional, embora pequenino ainda.
Naturalmente que a nossa gratidão, abertura, aceitação a esta temática da investigação cientifica, são um estímulo para quem assim se dedica de alma e coração a esta tarefa de investigar. Sistematizar. Traduzir e divulgar esses conhecimentos sobre Ciência, como o faz o Dr. Antonio Piedade que generosamente vai partilhando novos saberes nos jornais - Diário de Coimbra e Despertar.
A ele, o nosso muito obrigada.
Lucinda Ferreira
linmare@edicomail.net
blog: http://lucinda.umaponteparaoinfinito.blogspot.com
Nota:
1- O que é trabalho de investigação?
R- A investigação é definida pela efectivação de um processo que mediante a aplicação de uma determinada metodologia e de técnicas adequadas procura obter dados fiéis, objectivos e relevantes, para conhecer e compreender um determinado objecto. Os princípios e processos empíricos de descoberta e demonstração considerados característicos ou necessários para investigação, envolvem a observação de fenómenos, a formulação de uma hipótese relativo aos fenómenos, experimentação para demonstrar a verdade ou falsidade da hipótese e uma conclusão que valida ou modifica a hipótese.
2- Para que serve?
R- O conhecimento obtido pela investigação deve contribuir para a ampliação do conhecimento já acumulado e para construção, reformulação e transformação de teorias, bem como estar disponível para a comunidade que pretende servir. Deve contribuir para a formação de consciência crítica, ou seja, do espírito crítico do pesquisador, de todas as comunidades em geral e sobretudo do grupo no qual acontece.
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