Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ninguém poderá entender Garcia Lorca , quando ele diz...VERDE QUE TE QUIERO VERDE...


...senão quando se viaja no Norte de Portugal , no Minho concretamnete!
Meus amigos, nesta época do ano, o Minho está tão verde, que nos esquecemos que pode existir outra cor além do verde e do azul do céu...
Um mar de verde se estende para onde quer que olhes.
Apenas o casario moderno corta a monotonia da cor verde.
Mesmo nas cidades, há imenso verde nos jardins cuidados.
Em Guimarães, uns velhotes que se juntam por ali, nos dias mais quentes , para gozar o presente do verde num jardim frondoso e fechado, quase choravam impotentes, porque diziam que os senhores poderosos, queriam matar o jardim.
Matar o jardim para quê? - perguntei
-Para fazer passar uma estrada, minha senhora.
E olhe , há duas estradas . Aqui uma do lado de cima e outra do lado debaixo do jardim
Nunca se pensou que algum dia , o jardim omde brincámos quando éramos crianças, pudesse ser assim destruido de repente.

Virei-me eu triste também , porque aquelas lindas e frondosos arvores tão grandes e tão antigas , estão à mercê desses senhores que não percebem nada do que é beleza e património, desculpem!

Achei interessante , as grandes pracetas amplas da cidade de Guimarães.
Lembrou-me muito a cidade de Alberca, em Espanha, na fronteira com a Guarda.
Também achei curioso, como é que num dia de semana, as espalanadas em pleno dia, estão a abarrotar.
Tive um aluno japonês , na Universidade, que me perguntava sempre surpreendido:
- Como é possível , durante o dia, tanto português ter disponibilidade para estar no café , na esplanda...
Também não sei.
Talvez estivessem em férias... todo o ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário