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terça-feira, 13 de outubro de 2009

Educação . A seduçao das Letras!


A sedução das Letras


Quem fala das letras , fala dos números, fala do Conhecimento.
Criança, numa aldeia, há sessenta anos, não tinha creche, nem jardim - escola.
Eu ia para casa da minha madrinha, que esteve 14 anos acamada com reumatismo gotoso. Não havia os meios de hoje, na saúde...
Deitada junto a ela, vezes sem conta, nos meus sonhos de criança, interrogava-me. Perguntava:
- Madrinha, quando é que eu vou para a Escola?
Coitada, ela cansada de me ouvir, sofrida e isolada, sem paciência, não me lembro o que me respondia.
Lembro-me sim, a insistência que eu punha nesta pergunta. A ânsia que tinha de aprender. De ir para a Escola!
Não tinha livros para ler.
Brincava com feijões, sozinha, na varanda. Escolhia-os segundo a cor. Fazia casinhas com eles. Inventava amiguinhos. Conversávamos muito…
Um prima de Lisboa, nas férias, trazia o “Diabrete”, um jornal em banda desenhada, para crianças.
Caçávamos borboletas (que nunca apanhávamos…).
Ela era mais velha. Contava-me a história do Tim Tim, do Capitão Rosa e do Rom Rom.
Eram mágicos esses momentos.
Até virem as férias da Luisa, parecia-me uma eternidade.
Não havia rádio, nem televisão, nem net…
Houve mais tarde , uma galena que me deliciava.
Mas o que eu queria mesmo era aprender.
Ir para a Escola!
Tive a sorte de um Professor do Liceu Passos Manuel em Lisboa, ir passar férias perto da minha casa.
Apercebendo-se da minha sede de saber coisas novas, de aprender, um dia chamou-me.
Foi a “luz brilhante” que começou a iluminar - me, na Cartilha de João de Deus.
Esse livrinho pelo qual tenho muito amor, abriu-me para um mundo novo: as primeiras Letras pelas quais me apaixonei, até hoje!
Com umas noções e rapidamente, comecei a ler!
Lembro-me do fascínio, da sensação daquela aventura e descoberta : ler!
Elogiavam-me. Dava -me uma pequena moeda, todos os dias, porque sabia sempre a lição…
O Senhor Frazoa - era assim que se chamava o meu “professor”- além de alimentar o meu sonho de aprender, reforçou essa ânsia de Conhecimento., que ainda hoje não me abandonou!
………………………………………………………………
Quando entrei na Escola Primária – a mesma onde andava Jaime Soares (…), parece que tudo o que a professora me ensinava , estava apenas a reavivar, a rever, a recordar.
Parecia que já sabia aquilo.
Dos trabalhos de casa, nunca conseguia comer ou deitar-me, sem saber tudo , o que a senhora professora mandara fazer e estudar.
Não havia luz eléctrica.
Estudava com um candeeiro de petróleo . Meu Pai, ás vezes, apagava a luz. Sorrateira ia acender uma vela para estudar.
Felizmente nunca houve incêndio , mas…, Li os livros todos ( eram poucos, sentia eu no momento…) que havia num armário muito cheio de pó, à entrada da Escola.
Ninguém pedia para ler, mas eu queria ler. A professora emprestava-me.
A senhora professora tinha quatro classes.
Os rapazes tinham um professor.
As raparigas tinham uma professora. Tudo separado , com muito rigor. Respeito. Educação.
O professor, o médico e o padre eram endeusados .
Estavam tão longe do pessoal, da “arraia miúda”, do povo, como do céu à terra.
As professoras não gostavam que os pais as fossem aborrecer. Elas é que sabiam tudo…
Batiam com uma régua de madeira vermelha, um sarrafo, nas mãos até ficarem quase em sangue.
- Tens dez erros no ditado, levas dez reguadas!
-Não fizeste o trabalho de casa, levas cinco reguadas…
Também podias levar com a vara. Puxarem-te as orelhas. Não ires ao intervalo.
As crianças tinham muito medo da professora, que às vezes, na confusão de tanta gente e de tanto trabalho, também ralhava alto e batia, logo de seguida.
As melhores alunas, que faziam os trabalhos em primeiro lugar, iam ver a conta das outras meninas e ensiná-las. Quem sabia mais ensinava quem sabia menos, ordenava a professora.
Enquanto a 1.ª classe fazia a cópia, a 2.ª classe fazia o ditado por uma colega. A 3.ªclasse fazia uma conta no quadro. As meninas da 4.ª classe estavam à volta da secretária a dar a lição de História.
Havia sempre uma das mais velhas que já tinha completado os trabalhos, que ia tomar conta de quem falava.
Afianço-vos que éramos bem educados Quem falasse, ia “à senhora”, que mesmo sem dizer nada, lhe aplicava uma boa reguada na mão .
Algumas crianças iam para o lugar a chorar, mas caladinhas…
Ninguém passava de classe, sem estar preparado. Sabendo as matérias mínimas.
Tudo se pautava pelo trabalho, pela boa educação e pelo respeito.
E ai de quem saisse “fora dos eixos”.
Era uma vergonha!

sábado, 10 de outubro de 2009

Educação - aprender a aprender


Despertar
Educação!
* Sim ou não ?
(1.º art.º)
“…no passado , talvez fosse possível deixar sem educação uma parcela importante da população, sem causar sério prejuízo à nação. Hoje não.
A Educação hoje, é a chave para uma participação integral na sociedade.”
Diane Ravitch

Talvez começasse pelo meu testemunho como aluna, na Escola de Ensino Primário, Secundário e por três vezes, como aluna em diferentes cursos, na Universidade de Coimbra e por passagens pelas Universidades Francesas de Pau, Dijon e Toulon.
Em seguida deixaria o meu testemunho sobre a minha experiência, como professora no Ciclo Preparatório, durante 10 anos.
Depois, como professora destacada pelo Ministério da Educação, num Projecto de Formação Contínua de Professores do Ensino Primário.
Em seguida falaria um pouco da minha experiência, como Assistente Convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Como mãe e como cidadã, que assiste no seu País e no mundo, por onde vou passando, a toda uma mudança vertiginosa, tentaria deixar uma reflexão ,quem sabe, possa sugerir atitudes, conclusões, levando a novos caminhos, capazes de melhorias, já que aprendemos todos uns com os outros.
Afinal nesta área, com alegrias, gosto e canseiras , gastei as minhas forças e energia . Gastei muito da minha vida!
……………………………………………………………………………………………………………
Tem o esforço e exercício da escrita, o objectivo de crescermos todos em conjunto?
Se assim não fosse, todos trabalharíamos em vão…
Reparo, como se aproveitam as experiências e testemunho dos professores menos jovens, que passam muito das suas práticas com êxito, aos docentes mais jovens, que as acolhem como algo bem vindo e oportuno, num momento em que todas as achegas podem ajudar a encontrar o caminho.
O momento é conturbado. Os professores desmotivados, mal pagos, desrespeitados e pressionados, não podem perder a esperança.
Têm que ter a firme convicção, com a responsabilidade que isso carrega em si, pela natureza das suas funções, que o melhor da sociedade, o mais precioso material, a matéria prima mais excelente de uma Nação ( pergunto-me se ainda existe o conceito Nação…), é - lhes entregue. Tem o professor que ser digno e capaz de perceber o alcance do seu valioso trabalho. Tem que aprender e ensinar ao mesmo tempo...
Preparados com honestidade e afinco, nas matérias a ministrar, nunca poderão perder de vista o seu papel de educadores.
Para além dos saberes, a consciência da cidadania tem que fazer parte da personalidade dos cidadãos, desde a família e do jardim escola.
A Educação é um acto conjunto, para despertar na criança, no jovem, a vontade, o interesse por aprender. Ter sede de saber!
Quando os pais desautorizam o professor, fazem um estrago tal ao seu filho, que nem imagina.
Mas o que é a cidadania?
A criança, o jovem tem que perceber desde muito cedo, que tem direitos e que a cada direito corresponde um dever!
Dever para com quem está ao seu lado, com os seus pais, os seus professores, consigo mesmo, com a sociedade, com a Vida.
Perceber que é um elemento da cadeia, capaz de mudar a realidade, responsável por uma sociedade mais justa, mais digna, mais consciente. A autonomia pessoal e a solidariedade são as marcas deixadas no indivíduo, pela escola com êxito.
Quando isso não se verifica, instala-se a desordem. A violência. A falta
de respeito absoluto. O caos!
Deixo uma ideia, ( não me lembro do autor ) que há muito norteia a minha vida, norteou o meu trabalho, como mãe e como educadora:
“A agressividade é a ternura disfarçada”.
Todos temos potencialidades para o que é construtivo.
Há que descobrir a ponta ´do iceberg , por onde tem que se pegar.
Os jovens são generosos.
Empreendedores e carregam em si, muita energia.
Há que descobrir os seus interesses.
Não os desiludir. Incutir-lhes valores pelo exemplo também.








Despertar
Educação?! Sim ou não?
(2.ºart.)


“As escolas não podem competir com a riqueza visual da televisão, com a internet ou com o cinema.
Mas os mass media , erráticos e impessoais, não podem competir com os Professores que conhecem, inspiram e guiam os mais jovens para uma maturidade responsável”
Diana Ravitch


A Educação de uma criança começa 20 anos antes, pela educação dos pais.
Quando falha isso, ainda resta a Escola , desde a mais tenra idade.
Mas se os professores também não estão bem preparados, nem conscientes do seu papel e por outro lado, o Estado não apoia, não incentiva , não promove , nem dá autoridade ao Professor , que se pode esperar da sociedade em geral?
Há que ter ideias claras. Arrumar a nossa própria casa. Avaliar o mundo que nos rodeia. Avaliarmo-nos a nós mesmos.
Meus amigos, quem semeia colhe.
Todos sem excepção somos responsáveis. Todos temos que fazer alguma coisa para mudar o mundo. Não é a passar a bola. Culpar o outro sempre: os pais , os professores, o estado…
È preciso actuar. Cada um no seu posto: na família , no trabalho, na escolha política, nas manifestações justas, quando as coisas não estão correctas. Todos somos responsáveis e podemos fazer muito!
O amor que educa é firme e gentil! Não é autoritário.
Mas também liberdade, não é libertinagem.
Há que ter em conta, que quem não tem vocação, não se sente capaz de ser professor, escolha outra profissão! Evitam-se muitos problemas.
É uma tarefa dura e aliciante. Apaixonante, garanto-vos.
E vá lá o Estado, seja quem for, se não privilegia e Educação , se não enaltece o Professor e o põe no lugar que merece, deixa antever os seus intentos, mostra a sua incompetência, falta de princípios básicos de toda a espécie .
Não é lúcido. Não começa pelo essencial. Os seus membros revelam a sua má formação mais básica . Falta de visão do que é governar.
A não ser que pretendam tudo, menos a postura democrática do seu governo.
Assim enganam e logram o Povo , porque sem sentido crítico, sem criatividade, sem Conhecimento, mesmo que as estatísticas mentirosas falem em altas percentagens de diplomados, o processo viciado ,mais não é que uma fraude.
Depois nas profissões que escolherem , certamente não serão bons profissionais .
Aqui começam todos os problemas.
A EDUCACÃO tem que ser a primeira preocupação de um governo sério. Daí advém depois a economia em alta, a saúde, a cidadania vivida em paz e em progresso!
A Educação é o segredo.
A mãe de todas as atitudes correctas.
De todos os discursos não viciados e sem silogismos.
A Educação é o fundamento de todo a Verdade!
Terminaríamos com a definição de Educação Integral , segundo a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura.
“Educação de alguém como um todo, de acordo com os quatro pilares, tendo em conta os quatro níveis:
. Afectivo-emocional.
. Cognitivo (aquisição de conhecimentos)
. Ético-moral
*Moral – regras e normas que caracterizam uma sociedade.
*Ética – ciência que regulamenta a moral;
estabelecimento de uma reflexão com o objectivo de distinguir o bem do mal, marcado pelo princípio da liberdade.
.Psicomotora
Todos estes elementos de modo a contribuir para o desenvolvimento da personalidade da Criança.”
Será que é esta Educação que temos entre nós também?

linmare@edicomail.net






quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Como já afirmei publicamente, adoro fotografia!

Os motivos que mais gosto de fotografar são: flores, mar e por de sol, paisagem e ...sobretudo sentimentos, tal como quando pinto.

Mas hoje, ainda não disse, mas há aproximadamente 10 anos, que estou ligada aos Bombeiros...
Agora nestes dois últimos mandatos , sou vice- presidente para a Cultura.
Tenho estado ligada a diferentes eventos, mas de momento, enquanto organizo o 4.º curso de fotografia , justamente nos Bombeiros, decorre também um concurso de fotografia de Julho a Novembro.Tema livre...
Vou juntar aqui, o Regulamento e convido a todos vós, a concorrerem a por motivos que saberão, ao ler o Regulamento.
Aqui bate-se vida por vida!
Não há meios materiais muitas vezes ,para cobrir as despesas de socorro.
Precisamos de sócios...mesmo que apenas com 1 euro mensalmente...é muito importante essa CONTRIBUIÇÃO.
Senão um dia a casa arde, há um acidente, e não há quem socorra por amor...


SEgue-se o Regulamento do concurso...

A informação no PÚBLICO através da fotografia
Regulamento do Concurso de Fotografia da AHBV de Coimbra

1. Destinatários
1.1. Apenas serão admitidos a concurso cidadãos de nacionalidade portuguesa e estrangeiros residentes em Portugal.1.2. Este concurso está aberto a todos os amantes de fotografia, excepto a fotógrafos profissionais.
1.3. A fim de se poderem satisfazer as despesas devidas à montagem da exposição final, aquisição de prémios e outros encargos decorrentes , solicita-se a inscrição de 20 euros por participante..
2. Duração . Entrega . Morada
2.1.Neste concurso, as fotografias serão recepcionadas entre 1 de Julho e 30 de Novembro de 2009. As fotos podem ser entregues em mão ou via CTT, com data de carimbo até 30 de Novembro de 2009.
A divulgação dos resultados terá lugar até 30 de Dezembro de 2009.
De 15 a 30 de Dezembro de 2009, decorrerá em Coimbra, uma exposição dos trabalhos escolhidos e outros eventualmente de qualidade.
Os prémios serão distribuidos aquando da realização de um Recital , que decorrerá no mesmo local da exposiçao.
2.2- Os trabalhos deverão ser enviados para a seguinte morada:

Bombeiros Voluntários de Coimbra
Concurso de Fotografia
Av. Fernão de Magalhães, 179
3000- 078 Coimbra

3 .TEMA
O tema é livre.
4. Material para Concurso
.
4.1. Só serão aceites trabalhos em suporte papel, formato máximo 30 x 40, a cores ou preto e branco, até um máximo de 05 fotografias por concorrente. Não é permitido o envio de mais do que uma ficha de inscrição. Caso esta situação se verifique, só será considerada a 1ª inscrição.
4.3. No verso das fotografias, apenas deverá ser indicado o título da fotografia e o pseudónimo do autor..
4.4. A(s) fotografia(s) deve(m) ser acompanhada(s) pelos dados pessoais do participante:
*Nome tal como se apresenta no BI ,
*Morada completa, idade,
*Telefone . endereço electrónico ,
*Data em que foi tirada a fotografia e o local,
*Pseudónimo e o título da fotografia –
apresentados em envelope fechado, tendo este apenas escrito no rosto, o pseudónimo do autor da fotografia.
4.5. As fotografias devem ser de qualidade para impressão, para fins de divulgação do concurso, caso isso se venha a verificar.
4.6.As fotografias concorrentes devem ser originais e não podem ter sido motivo de apreciação em outros concursos.
4.7.Todos os participantes garantem à AUBV de Coimbra que não violarão , na criação dos trabalhos a concurso, qualquer direito de terceiros , nomeadamente através da utilização de textos, fotografias, diapositivos, ilustrações e desenhos de carácter artístico ou técnico e responsabilizam se perante a AUBV de Coimbra, pelos encargos, indemnizações ou coimas, multas ou quaisquer outros prejuízos, que a AUBV de Coimbra tenha que suportar na sequencia de violação de direitos de terceiros , bem como conceder licenças de carácter exclusivo ou não.
5. Júri
5.1. O Júri é composto por
* Um elemento da direcção dos AUBVC
* Um formador e fotógrafo credenciado
* Um jornalista fotógrafo
* Uma jurista e pintora
* Um professor universitário da área da fotografia
5.2. As decisões dos júris são soberanas e solidárias, não sendo admitido recurso.
5.3. O Júri reserva-se o direito de não atribuir qualquer uma das classificações prevista no regulamento, caso considere que as fotografias enviadas a concurso, não reunam as características de avaliação e classificação dos trabalhos definidas .
6. Divulgação dos resultados
Os resultados serão divulgados , na imprensa, e através de cartazes afixados na sede AUBV DE COIMBRA , nos 15 dias que se seguem ao fecho da data de recepção dos trabalhos .
Aos vencedores será comunicado, via CTT..
7. Prémios
7.1. Os prémios serão atribuídos segundo a maior originalidade e qualidade das fotografias recepcionadas, tendo em conta os seguintes parâmetros:.
*qualidade técnica
*criatividade
* consistência do conjunto
7.2 .
Serão atribuidos um primeiro prémio, um segundo prémio, um terceiro prémio, todos SURPRESA.
Também serão atribuidas Menções Honrosas.
8. Utilização de Imagens
Com a entrega dos materiais, cada concorrente deverá confirmar por escrito, a autoria das fotografias e declarar que permite a sua publicação e uso, em todo o tipo de publicidade (site, catálogo, exposições, promoção do concurso, etc ), não sendo as entidades promotoras da iniciativa, obrigadas a pagar qualquer remuneração ao seu autor.
Dado este concurso ter como objectivo a promoção da fotografia, e a ajuda a uma Instituição de Solidariedade Social de carácter humanitário , as fotos serão cedidas ou ainda voluntariamente doadas (expresso esse desejo por escrito, no momento da entrega pessoal ou via CTT), a fim de se contribuir monetariamente com a possível importância da venda do trabalho fotográfico. A AUBV de Coimbra compromete-se a referenciar o autor da fotografia sempre que esta seja utilizada.
9. Recepção dos Trabalhos
9.1. A AUBV de Coimbra não assume qualquer responsabilidade pelos trabalhos que não estejam em perfeitas condições ou que se venham a extraviar, por razões alheias a esta Associação Humanitária.
Reserva-se o direito de não admitir a concurso os trabalhos que não cumpram as condições descritas neste regulamento.
9.3. À chegada, todos os trabalhos serão registados e codificados.
9.8.4. Os trabalhos entregues para concurso não serão devolvidos.
10. Alterações ao Regulamento
Este regulamento pode ser revisto pelas entidades organizadoras do concurso em conjunto com o júri. Todas as candidaturas pressupõem a total aceitação das regras estabelecidas e confirmadas por escrito.

linmare@edicomail.net
Lucinda Ferreira , vice-presidente da AHBVC





segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Amor, em Sol maior!


Muito antes de meus Filhos nascerem , eu já os amava tanto , tanto, que nem eu imaginava!


Hoje, estive com meus dois netos.

Um deles, tem agora a idade de meu filho, quando numas férias que ele passava com os meus Pais, o menino de 4 anos e pouco, partiu um bracinho!

Meus vizinhos, telefonaram cuidadosos, e para não me afligirem, disserram que o Pedrito tinha-se magoado num bracito. Que era melhor vir buscá-lo...

Fomos a correr para junto deles.

No caminho, com o bracito partido, caiam -me as lágrimas e uma dor tão grande na alma , que nem posso recordar.

Lembro-me que demos sinal na necessidade de avançar no trânsito, mas a indiferença era imensa.

Depois dessa altura, fiquei muito mais sensível, quando alguém quer passar.
Também gosto muito, quando conduzo e há uma grande fila de alguém que não tem prioridade, deixo sempre passar, parando,..

As pessoas ficam tão felizes ... por tão pouco.


Mas o que eu queria referir ainda, era a preocupação, a delicadeza e o cuidado de meu querido Filho, cheio de dores , que para me consolar, ia dizendo:

-Mãmã , não chores. Já não me dói nada..

Sabendo nós a dor daquela criança, ficávamos muito comovidos...


Cheguei ao hospital e depois do Pedro ter sido assistido no Banco do HUC , disseram-me que só daí a 15 dias , haveria vaga para ser operado.

Isto depois de terem engessado o bracito...

Como eu trabalhava nos Huc, deixaram-me dormir sentada numa cadeira , na enfermaria .

As coisas que se passaram naquela noite, naquele antigo Hopspital , não vos vou contar (...).


Meu coração sabia que eu tinha que fazer algo muito rapido pelo meu querido Filho!

Fui ter com o Senhor Professor Canha, que viu o Pedro e me disse:

- Este Menino tem que ser operado de urgência . Não se preocupe com o dinheiro.


Naquele dia, ás 19h , na Clínica de Santa Filomena, o grande e muito estimado Professor Canha, salvava o braço direito do meu querido Filho.


Quando na Clínica, tinha muita dor e as pessoas vizinhas o visitavam, ele dizia:

-Peçam a Jesus que me tire esta dor.

Não estão a pedir , senão eu não tinha esta dor...


E todos chorávamos ...porque a delicadeza daquela Criança, (delicadeza que ainda hoje se mantém!) nos tocava demais.

Mas de facto, este grande Amor em Sol Maior, é eterno.

Desde que soube que aquele menino começou a existir dentro de mim, ficará pelos séculos dos séculos a aumentar cada vez mais, porque nunca morrerá mais este fogo!

Tudo pelos animais!




Sábado, fiz parte da equipa da querida Anabela e Myriam, ambas responsáveis pela AGIR PELOS OS ANIMAIS, em Coimbra!

Devo dizer que considero positivo o que vivi e observei pelos animais.
Muitas pessoas se dirigiram a nós, par dar comida para os infelizes dos animias abandonados.
Concluimos que a nossa equipa era toda formada só por meninas e senhoras.




Onde estão so homens capazes de assumir pelos mais fracos e desprotegidos, onde se incluem os animais também?


Como reagem os políticos que tanto ambicionam o poder?




(É mais fácil , entrarem nas igrejas (...) a darem uma rosinha, para ver se ganham um voto... Que vergonha...Aconteceu comigo. pessoas que nunca se manifestam pelos mais fracos, por DEUS... usarem a casa de Deus para isto)



Reparei ainda , que todas as jovens que se disponibilizaram a dar a sua tarde de sábado, por uma causa pelos animias, eram todas muito jovens e todas frequentavam o ensino superior.


Duas , a querida Zé , mestrada em Direito, e a Daniela era Designer , tinham já as suas vidas definidas,mas porque amavam os animais, estavam ali para trabalhar!




Portanto, parece que os mais novos ja perceberam que os animais fazem parte do Universo e que tal como o Homem e as Plantas, tÊm o mesmo direito de habitar o Planeta e serem respeitados .




O que de todo nos falta saber, é qual é o candidato à camara de coimbra, que é pela defesa de um canil em Coimbra, que não se limite a apanhar animais para os eliminar, mas que se preocupe em manter pequenas colónias de animais castrados pelos jardins, para manter o equilíbrio ecológico .




A castração e a vigilância até ajuda. Isso será a missão do canil ,que todos sustentamos com os nossos impostos e não apenas elimar animais que ainda por cima tiveram a sorte de serem abandonados e sofrerem...porem-lhes água a ferver para cima, pauladas, fome,,,etc.


Afinal o papel que tem a AGIR PELOS ANIMAIS, é a que queremos para o NOSSO CANIL em coimbra, para que não se tenha só a preocupação de matar, como tem sido até este momento!
Na minha rua , incomodaram-me francamente e a outras pessoas , só porque uma cidadã que não gosta de animais, se lembrou de mandar chamar a gaiola da canil.


Mataram..mataram..mataram e ainda insultou quem assim não sentia.


As gaiolas, no início, apanhavam os animais à sexta feira à tarde, e ficavam assim até segunda às tantas, ao sol, em Agosto, sem água ,nem comida e no final , a morte!
Uma gatinha que estava para ter seus filhos e alguém foi para a salvar da morte, quando chegaram, disseram que tinha os dentes todos partidos e estava rebentada...


Custa ouvir isto, de autoridades da minha cidade, que não escolhemos,para isto!


Triste, porque o canil favorece tais atitudes.


Para não incomodar uma cidadão, acabou por incomodar muitos outros que se doeram e sofreram com a morte de tantos animais que não faziam mal a ninguém: Viviam simplesmente!

Muito obrigada a Suzana Bento, bailarina, Cantora e sobretudo um ser humano maravilhoso!




Obrigada, Suzaninha pelas tuas palavras!
Ainda há a acrescentar alguém mais da Música: o meu Filho, Pedro Guia, que sendo economista de profissão, toca e dinamiza a parte musical ,nos actos litúrgicos de uma Igreja , tem um CONJUNTO MUSICAL, dirige um coral.
A Música faz parte da sua vida com uma força micraculosa !
Ainda conserva os seus amigos do Coro, como o Hugo Mota Tavares e outros, como algo humano, muito importante na sua vida.

AS tuas palavras
são para quem tanto amou esta tarefa que me nasceu no meu coração, a sequência desse mesmo amor, dando flor e fruto tão lindos e tão valiosos!




Para todos esses meninos maravilhosos, que tanto me ajudaram também a crescer e a ser, com alegria, a minha gratidão e saudade.




Que fique para sempre e nunca morra o CORO DOS PEQUENOS grandes CANTORES DE COIMBRA!
Uma palavra de apreço para os actuais responsáveis e coralistas.
Que as vossas carreiras sejam tão brilhantes, como o grande Sol , quando se eleva no horizonte, no seu máximo explendor!


Era para ver-vos todos felizes, que também corria e nem dormia sempre a pensar em novos projectos...e hoje é com grande alegria que sei que amais a Música de verdade, como eu a amo também.


Beijos docinhos.


Estás na Áustria ou em Florença?

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Coisas de Criança...




A minha Filha, fazia-me muitas perguntas , quando era pequenita.


Um dia, disse-me, com ar triste:


-Mãmã , por que é que só há noticiários de coisas más e não há um noticiário, na televisão , de coisas boas?




Nem sabia bem que responder-lhe, porque também eu me perguntava , por que razão só o sensacional, o horrível, tem audiências certinhas e fiéis.


Andamos todos às avessas?!...




- Querida - respondi - também há coisas muito boas e lindas, mas as pessoas dessas não falam , mas elas existem, às vezes, em muito maior número do que as más...


Às vezes , ela ia à minha aula, (eu dava aulas a meninos muito mais velhos do que ela era...).
Então, dizia ela, para alguém que depois me disse:


- Eu vou à aula da mãmã, mas tenho sempre uma pontinha de respeito.




..............................................................................................................................


Ora muito bem , era mesmo aqui que eu queria chegar.


Hoje não há mesmo respeito por ninguém ou...está-se a perder essa noção de respeito.


O conteúdo e os comportamentos contidos nesta palavra, desaparecem.Desapareceram na maioria das pessoas...

A nora não respeita a sogra que é mais velha, que é a mãe do seu marido , porque a ele , ela também não respeita...Também já não respeitou o pai...


Os subordinados , "com o direito de opinião que lhes assiste", se for preciso , também não respeitam os seus e superiores (!!!!!!!!!!!!!!)
Os patrões também não são gratos , nem respeitam os seus subordinados, por vezes...


O empregado , por que havia de respeitar o patrão? (!!!!)
Não se respeitam os animais e muito menos a Natureza...as Plantas...a Floresta.


Como eu disse algures , quando escrevia sobre este assunto.


Hoje, pergunta-se. quando alguém ultrapassa de longe as barreiras da decência, da sem "vergonhice", da falta de respeito, da educação mais básica...


- Você não tem vergonha?


A pessoa olha-nos como se falássemos chinês. Goza.
Acha que viemos de outro Planeta e com ar de desafio atrevido e arrogância, responde:


-Claro que não tenho vergonha. Por que é que eu havia de ter vergonha?!


(...)


Vem isto á carga, porque hoje passei uma vista de olhos , pelos relatos de um jornalista.....Santos que publicara um livro com a figura do Primeiro Ministro , na capa .
Estava à venda , no Continente do Forum. Reparei que a editora era Bertrand Editora). Falava sobre muitas coisa interessantes e também sobre a falta de Educação que reina, reinará e há-de reinar , enquanto escolhermos dirigentes apenas por serem bem falantes e terem uma boa aparência !




O senhor jornalista dizia que qualquer dia , vamos ser governados por um cantor pimba qualquer , só porque ele tem um grande número de pessoas que simpatizam com a sua figura, mesmo que não saiba nada do que anda a fazer.




Ao menos que escolhessem o madeirense (...hi...hi...hi...hi...hi...) nada de maus pensamentos...)


Escolhessem o futebolista , bonitão, Ronaldo!


Era uma maravilha vê-lo e ouvi-lo sempre no écran da televisão...




Enfim , sobre a Educação , o tal jornalista Santos afirma que tudo foi destruido e que os resultados estão já à vista e cada vez vai ser pior.


..e eu acredito . Não havendo educadores à altura e motivados, também não haverá educação


Nem Educação, nem o tal RESPEITO!...


Não é mesmo, companheiros com vergonha?


Depois inverte-se tudo.


Confunde-se tudo .


Não convém compreender onde está a raiz do problema.